top of page
ACTIVIDADES COMPLEMENTARES
III Festival Eufémia Género, Memória e Resistência em Cena
Atlas da Meritocracia [Jogo-Performance]
André Tecedeiro e Laura Falésia (PT)
Local: Auditório Camões
Data: 31 de Outubro | 15h15
(completa esta sinopse)
A meritocracia é uma narrativa usada para legitimar bilionários e _______.
Na verdade, a sua riqueza e sucesso não resulta do esforço ________, mas de uma economia de exploração da precariedade, da vulnerabilidade e do __________ de pessoas, que por mais mérito que tenham, nunca serão ______.
A crença na meritocracia é psicologicamente reconfortante, reforçada pela cultura e engolida por pessoas sem consciência ________, económica e_______.
Este jogo-performance é desconfortável e urgente.
Sugestão de resolução:
A meritocracia é uma narrativa usada para legitimar bilionários e poderosos.
Na verdade, a sua riqueza e sucesso não resulta do esforço pessoal, mas de uma economia de exploração da precariedade, da vulnerabilidade e do esforço de pessoas, que por mais mérito que tenham, nunca serão bilionárias.
A crença na meritocracia é psicologicamente reconfortante, reforçada pela cultura e engolida por pessoas sem consciência social, económica e climática.
Este jogo-performance é desconfortável e urgente.
Ficha Artística:
Criação André Tecedeiro e Laura Falésia
Corpos da Desobediência [Instalação-Performance]
Pepa Macua (AR)
Local: Biblioteca de Marvila
Data: 07 de Novembro | 18h00
Corpos da Desobediência é uma instalação-performance que nasce de um trabalho de investigação sobre as relações entre género, saúde mental e performance.
Com base em entrevistas a mulheres diversas e em recolhas audiovisuais, o projecto observa como normas e mandatos de género atravessam os corpos, produzem tensões na vida interior e os tornam campo de disputa.
Na performance, pesquisamos uma relação activa com quem assiste, experimentamos gestos que emergem das margens e reescrevem o que se toma por “normal”, “adequado” ou “funcional”.
Que corpos nos pedem? Que corpos podemos e queremos performar?
A proposta é guiada pelos testemunhos recolhidos e por um arquivo em construção que se activa no corpo. No final, conversamos com o público para pôr em comum perguntas, afinar linguagem e reivindicar politicamente a noção de desobediência.
Ficha Artística:
Corpos da Desobediência. Uma Trama entre Género, Saúde Mental e Performance
Investigação, Instalação e Performance Pepa Macua
Construção de Marionetas Sandra Neves
Criação Audiovisual e Recolha de Imagens de Arquivo Leandro Valente
Consultoria Artística Joana Pupo e Juan Fresina
Edição Vídeos Documentais Leandro Valente e Pepa Macua
Produção e Comunicação Catarina Sobral
Com Travo de Chá de Menta [Oficina Performativa]
Shahd Wadi (PT/Palestina) e Bernardo Afonso (PT)
Local: Biblioteca Histórica da Escola Secundária de Camões
Data: 05 de Novembro | 15h15
Haverá ainda em nós um lugar para um poema palestiniano? Verso. Quando pensamos que não há lugar para a arte durante os momentos mais mortíferos na Palestina, e quando olhamos o poema como se fosse uma impossibilidade, o povo palestiniano aparece de baixo dos escombros, do lado das bombas e, apesar do exílio, para, contra o silêncio, ser um poema todos os dias. O poema-Palestina é o próprio cessar-fogo, é o intervalo entre o morrer e viver. O poema-Palestina nasce num espaço que reclama a vida a partir da sua impossibilidade. Este encontro é sobre essa impossibilidade. Neste workshop performativo, o público será também um poema. É um momento de escuta, partilha, leitura, escrita e de aconchego à volta do poema palestiniano.
Ficha Artística:
Concepção e Interpretação Shahd Wadi e Bernardo Afonso
Música Bernardo Afonso
Contribuição Visual Carlota Lagido

bottom of page








