top of page
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

III FESTIVAL EUFÉMIA
GÉNERO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA EM CENA 2025

Biblioteca de Marvila  |  Escola Secundária de Camões

AF_avatarEufemias25-01.png

III Festival Eufémia
Género, Memória e Resistência em Cena

PROGRAMAÇÃO

AF_dest_Espect.png

ESPECTÁCULOS

AF_dest_Form.png

FORMAÇÕES

AF_dest_dialogos.png

DIÁLOGOS

AF_dest_actComp.png

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES

O Festival Eufémia procura responder à urgência de criar, em Lisboa, um projecto que acrescente visibilidade a iniciativas artísticas concebidas a partir de perspectivas de género - de carácter interseccional - e das complexidades que afectam os processos identitários e a inscrição individual e colectiva da memória no espaço das artes performativas.

 

O III Festival Eufémia - Género, Memória e Resistência em Cena acontece de 29 de Outubro a 8 de Novembro de 2025, na Biblioteca de Marvila e na Escola Secundária de Camões. Nesta terceira edição, reunimos projectos que dialogam com a ancestralidade, diáspora, luto e desconstrução de estereótipos, como #3 Musa Acuminata Cavendish, de Flávia Gusmão com as Batucadeiras Finka Pé, FRAGMENTOS, de Marisa Paulo, ou Pai Para Jantar, de Gaya de Medeiros. Outras propostas, como SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e Penelopíada, de Susana Cecílio, revisitam mitos e tradições, questionando representações clássicas e reafirmando a multiplicidade de saberes inscritos nos corpos das mulheres. Artistas como Keli Freitas (Adicionar um Lugar Ausente), Poliana Tuchia (Mulher Enciclopédica) e Shadi Alaiek (Uma Carta Para a Minha Mãe) reinventam em cena memórias autobiográficas ao serviço de uma comprometida dimensão política que habilita a pensar o colectivo, transcendendo fronteiras geográficas e culturais. Há, ainda, a destacar a obra Mestiçagem Selvagem, de Samadi Valcarcel, uma reflexão singular sobre a identidade mestiça e a identidade boliviana. Esta foi a performance seleccionada, de entre cerca de 500 candidaturas, na open call realizada no âmbito do programa Iberescena. O último espectáculo do festival é Minha Primeira Vez, uma comédia erótica interactiva de Paolle Berklyn, do Brasil. 

 

Para além dos espectáculos, a programação inclui exposições, formações e diálogos interdisciplinares que ampliam a dimensão política e pedagógica do festival. Destaca-se o laboratório intensivo de artes performativas conduzido por Ana Woolf e Ana Cristina Colla, que culmina numa apresentação em espaço público, assim como a oficina de poesia musicada orientada por Shahd Wadi e o jogo-performance de Laura Falésia e André Tecedeiro.

COMO CHEGAR

FICHA TÉCNICA

Biblioteca de Marvila*

Rua António Gedeão, 1950-374 Lisboa

*Local acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Auditório Camões*

(Escola Secundárias de Camões)

Rua Almirante Barroso 25A, 1000-012 Lisboa

*Local acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Biblioteca Histórica e Ginásio

(Escola Secundária de Camões)

Praça José Fontana, 1050-129 Lisboa

Conceito, Programação e Produção - Grupo Eufémias:

Poliana Tuchia, Pepa Macua,

Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs,

Mafalda Alexandre e Catarina Amaral

 

Coordenação Técnica: Gi Carvalho

Design Gráfico: Sofia Dias

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Assistência de Produção: Linda Rosa Campos

Registo Audiovisual e Vídeo Promocional: Beth Freitas

Banda Sonora: Poliana Tuchia e Chaya Vazquez

 

 

Parcerias Institucionais: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto/Direcção-Geral das Artes, IBERESCENA, Câmara Municipal de Lisboa e INATEL/ICD

Parceria Media: Coffeepaste

Apoios: Biblioteca de Marvila, Escola Secundária de Camões, Polo Cultural Gaivotas-Boavista

Agradecimentos: A Algures, A Corda, Mente de Cão

barrasLogosEufemias25-03.png
bottom of page