top of page
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

CONVOCATÓRIA ABERTA
III FESTIVAL EUFÉMIA: Género, Memória e Resistência em Cena, 2025

1. Convocatória para Artistas das Artes Cénicas

O Grupo Eufémias lança, por meio desta convocatória, o processo selectivo para artistas que tenham um trabalho a solo, centrado nos conceitos de género, memória e resistência e localizado na intersecção entre a criação artística e o activismo político e social ligado àqueles conceitos e às problemáticas a eles inerentes. A convocatória é aberta a pessoas interessadas em participar do III FESTIVAL EUFÉMIA: Género, Memória e Resistência em Cena, a decorrer em Lisboa, Portugal, entre 29 de Outubro e 9 de Novembro de 2025. Nesta convocatória, será seleccionado 1 trabalho de artistas/colectivos que tenham experiências consolidadas no seu contexto. O objectivo será escolher uma proposta na área das artes cénicas, sem restrição de linguagens e/ou línguas. A pessoa protagonista da proposta seleccionada (1 pessoa, dado tratar-se de um solo) virá a Lisboa para apresentar e promover o seu espectáculo durante a terceira edição do Festival Eufémia e poderá participar em todas as actividades do festival.

 

2. O que é o III FESTIVAL EUFÉMIA: Género, Memória e Resistência em Cena e quando acontece?

Esta é a terceira edição do Festival Eufémia, festival idealizado pelo Grupo Eufémias e construído em torno dos conceitos e questões enquadradas pelas perspectivas de género. Denuncia a captura da identidade nas redes de poder-saber patriarcais e aponta para a necessidade de um novo tipo de acção feminista através das artes cénicas. Neste festival, todos os projectos programados procuram configurar a prática artística/cénica como prática política e, enquanto tal, transformadora do social. Protagonizado, sobretudo, por mulheres, promove práticas multiculturais e contribui, também, para a formação de artistas locais, assim como para o enriquecimento mútuo das pessoas artistas e comunidades envolvidas pela troca de experiências, reflexões e saberes entre pessoas de culturas diversas. A terceira edição do festival terá lugar na cidade de Lisboa, Portugal, de 29 de Outubro a 9 de Novembro de 2025. Todas as informações sobre o festival e suas edições anteriores podem ser encontradas em eufemias.pt.

 

3. Objectivos

  • Fortalecer os trabalhos cénicos de artistas em sintonia com processos de intercâmbio cultural e internacionalização da sua carreira artística;

  • Promover um espaço de troca de experiências entre artistas que têm as artes cénicas como instrumento de trabalho e luta política e social;

  • Fomentar processos de investigação empíricos e participativos no campo das artes cénicas;

  • Contribuir para o processo de formação, internacionalização e desenvolvimento artístico e profissional;

  • Acolher espectáculos de artes cénicas criados e interpretados por mulheres, pessoas trans e não-binárias, com ou sem estruturas associadas, em situação de marginalização por qualquer motivo, seja económico, social ou identitário, em particular pessoas da comunidade africana, afrodescentes e/ou indígenas e pessoas com deficiência.

 

4. Quem pode participar e quais os pré-requisitos para inscrever o espectáculo?

  • Artistas profissionais acima de 18 anos, disponíveis para viagens internacionais no período de 29 de Outubro a 9 de Novembro de 2025.

  • Artistas com trabalhos a solo, com duração entre 40 e 90 minutos, que não tenham sido apresentados em Portugal nos últimos 5 anos.

  • Artistas residentes (ou naturais, no caso de não serem residentes há mais de 3 anos) na Colômbia, Cuba, Espanha, Panamá, Bolívia, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, El Salvador, México e Perú.

  • ​Brasil e Argentina não estão contemplados nesta convocatória, porque o Festival já conta com programação destes países e quer dar oportunidade a outros territórios.

 

5. Local dos Espectáculos:

Biblioteca de Marvila: Rua António Gedeão 1950 – 347, Marvila, Lisboa.

*O espectáculo poderá ser programado noutros espaços e festivais, dependendo das oportunidades que surgirem entretanto e da disponibilidade e concordância das pessoas artistas e dos espaços em causa.

 

6. Como Participar:

As inscrições serão feitas mediante o preenchimento do formulário online (link) que estará disponível desde o dia 1 de Abril até às 23:59 (hora de Lisboa) do dia 05 de Maio de 2025. A inscrição é gratuita. Cada artista/entidade poderá inscrever um ou mais trabalhos, desde que cumpram os objectivos e os pré-requisitos designados nos itens 3 e 4 desta convocatória. 

 

7. Vagas

Será seleccionado 1 espectáculo para integrar o III Festival Eufémia: Género, Memória e Resistência em Cena, de artistas que se inscreverem nesta convocatória pública. 

 

O grupo organizador do Festival reserva-se o direito de convidar outros projectos, além do mencionado, caso existam condições para tal. 

 

8. Nossa parte

Logística:

  • O trabalho seleccionado receberá o apoio integral de 1 (uma) passagem aérea (ida e volta), transporte interno, alimentação (um valor fixo diário), hospedagem e um passe para todas as actividades do festival, para a pessoa intérprete do espectáculo;

  • Dependendo das suas condições financeiras e técnicas, o festival poderá apoiar o transporte da cenografia do projecto seleccionado.

Cachet:

  • O trabalho seleccionado receberá um cachet de €1000 (mil euros) relativo à participação no festival.

Apoio Técnico:

  • O festival proporciona apoio técnico de som, luz e vídeo, bem como equipamentos técnicos necessários à realização do trabalho seleccionado, de acordo com os riders técnicos de cada espaço de apresentação. 

 

O grupo organizador reserva-se o direito de propor a apresentação e/ou participação da pessoa seleccionada noutros festivais e espaços. Os termos de qualquer actividade extra-convocatória serão negociados posteriormente com a artista/companhia em causa.

 

10. Sua parte

. Estar de acordo com a presente convocatória;

. Ter disponibilidade para participar do festival, em Lisboa, pelo período especificado no item 2.

 

11. Selecção e Resultados

A selecção será feita pelo Grupo Eufémias, um colectivo de mulheres de Brasil, Argentina e Portugal, constituído por Poliana Tuchia (BR), Pepa Macua (AR), Catarina Sobral (PT) e Elsa Maurício Childs (PT), Mafalda Trindade (PT) e Catarina Amaral (PT). Este grupo de actrizes, investigadoras, professoras, pedagogas e produtoras encontrou-se no âmbito de um trabalho de reflexão artística nas vertentes do Teatro Laboratório e do Teatro Comunitário. Nesse encontro, tornou-se evidente a necessidade que tinham em comum de criar um projecto que fomentasse a reflexão crítica sobre o universo das mulheres nas artes performativas e que permitisse dar mais espaço de visibilidade a questões diversas ligadas à construção de identidades e às perspectivas de género. Durante o primeiro confinamento, em 2020, o grupo começou a idealizar a primeira edição do Festival Eufémia, que viria a realizar-se em Outubro de 2021. Depois dessa primeira jornada e das primeiras pedras terem sido lançadas, muitas foram as vozes que nos perguntaram quando seria a segunda edição. O Grupo Eufémias é um colectivo jovem no que toca à programação, mas com clara noção da necessidade de abrir espaços de visibilidade para cada vez mais artistas fortemente comprometidas com a ligação entre as artes performativas e as problemáticas sociais e políticas.

 

Na selecção, serão analisados os seguintes critérios:

  • Diálogo artístico entre o trabalho proposto e o recorte estético e político do festival;

  • Diálogo artístico e filosófico-ideológico entre o trabalho proposto e os conceitos específicos (género, memória e resistência) em jogo na terceira edição do festival;

  • Trajectória artística e experiência anterior das pessoas candidatas, assim como o seu comprometimento com as artes cénicas enquanto lugar de questionamento, reflexão e mudança social e política;

  • Diversidade das linguagens artísticas propostas;

  • Sensibilidade e originalidade artísticas dos projectos em causa.

 

Será dada a prioridade a projectos de mulheres, pessoas trans e não-binárias, com ou sem estruturas associadas, em situação de marginalização por qualquer motivo, seja económico, social ou identitário, em particular pessoas da comunidade africana, afrodescentes e/ou indígenas e pessoas com deficiência.

 

Os resultados estarão disponíveis e serão publicados a partir de 1 de Junho de 2025.

 

12. Dúvidas e Questões:

>> Inscreve-te Aqui!

Para preencher esta ficha de inscrição, será necessário:

*dados pessoais da pessoa / entidade candidata;

*dados sobre o espectáculo [título, duração, sinopse, ficha técnica e artística, fotos, vídeo integral (caso exista), histórico de apresentações do espectáculo, necessidades técnicas e específicas (a existência de rider será valorizada), links para outros trabalhos da artista/colectivo, links para artigos de imprensa (caso existam)];

*carta de intenção/motivação;

*breve currículo da pessoa / entidade candidata.

 

13. Considerações Finais

1. O não envio das informações e dados requisitados para a apresentação de candidatura implica a sua inelegibilidade;

2. Garante-se a privacidade, confidencialidade e segurança dos dados apresentados em candidatura, sendo as informações utilizadas somente para os fins definidos;

3. O Grupo Eufémias não se responsabiliza por eventuais falhas no envio das candidaturas ou erros nos seus ficheiros;

4. A decisão sobre a aceitação e apreciação das candidaturas, bem como sobre os resultados finais, pertence ao Grupo Eufémias e não está sujeita a apelo;

7. Cabe ao Grupo Eufémias decidir sobre qualquer situação omissa neste regulamento. 

bottom of page